FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DE MESA DE MATO GROSSO DO SUL - FEFUMEMS
LIGA PANTANEIRA - MODALIDADE DADINHO
REGULAMENTO EDIÇÃO 2016
1) DA COMPETIÇÃO
a) A Liga Pantaneira de Futebol de Mesa – modalidade dadinho, organizada pela FEFUMEMS, é composta de 10 (dez) etapas entre os meses de fevereiro e dezembro de 2016;
b) a participação na Liga Pantaneira é aberta a botonistas filiados e não-filiados à FEFUMEMS;
c) O quórum mínimo para a realização da etapa é de cinco inscritos. Eventos com número inferior ao quórum serão cancelados e não serão repostos;
d) Será proclamado campeão da Liga Pantaneira o botonista que somar mais pontos ao término das 10 (dez) etapas, considerando o descarte de 20% (vinte porcento) dos resultados de etapas. Em caso de igualdade de pontos entre dois ou mais botonistas, o critério de desempate será: i) maior número de etapas conquistadas; ii) maior número de segundos lugares nas etapas; iii) maior número de terceiros lugares nas etapas; iv) maior número de jogos vencidos no somatório das etapas válidas.
2) DA PARTICIPAÇÃO
a) As datas e locais de realização das etapas, assim como os valores de inscrição, serão amplamente divulgados por meio de e-mails, página oficial (http://www.fefumems.org.br) e imprensa.
b) A título de taxa de inscrição, serão cobrados R$ 10 (dez reais) por etapa, independentemente da filiação ou não do botonista.
c) Caso o atleta se inscreva ao torneio e não compareça, não haverá qualquer punição de ordem técnica. Caso o botonista pague a inscrição antecipadamente e não compareça, a importância não será devolvida.
c) O tempo máximo de tolerância para atrasos é de três partidas, contadas a partir do horário de início da competição. Neste caso, fica preservado ao botonista o direito de disputar as partidas em atraso, até o limite máximo de três jogos. Botonistas que chegarem ao local com o prazo de tolerância esgotado estarão automaticamente excluídos do torneio.
3) DO MATERIAL
Os atletas devem manter seus times em conformidade com a regra dadinho, no que se refere às dimensões e à numeração. Súmulas e caneta para anotação de gols e artilharia serão fornecidas pela FEFUMEMS.
4) DA FÓRMULA DE DISPUTA
4.1) DE 5 (CINCO) A 8 (OITO) JOGADORES INSCRITOS
a) A fórmula de disputa será "todos contra todos". Com cinco ou seis jogadores, haverá turno e returno. Com sete ou oito jogadores, haverá turno único. O campeão será aquele que somar mais pontos ao término das disputas.
b) Caso dois ou mais jogadores terminem o campeonato empatados em número de pontos, os critérios de desempate devem ser aplicados na ordem que se segue: i) maior número de vitórias; ii) confronto direto; iii) maior saldo de gols; iv) maior número de gols pró; v) partida extra, com prorrogação e gol de ouro.
4.2) NOVE OU MAIS JOGADORES INSCRITOS
a) os botonistas serão divididos nos seguintes grupos, com jogos em turno único, conforme diagrama a seguir:
9 a 14 jogadores - 2 grupos
15 a 21 jogadores - 3 grupos
22 a 32 jogadores - 4 grupos
b) para a segunda fase (semifinal, quartas ou oitavas), a classificação de botonistas será feita conforme o diagrama a seguir, e com vagas sendo distribuídas respeitando a proporcionalidade dos grupos:
8 a 12 jogadores - quatro vagas para semifinal
13 a 23 jogadores - oito vagas para as quartas de final
24 a 32 jogadores - dezesseis vagas para as oitavas de final
c) A segunda fase (semifinal, quartas ou oitavas) terá caráter eliminatório e será disputada em jogo único. Em caso de empate no tempo normal, avança à final o botonista com melhor campanha na fase anterior;
d) Eliminados nas semifinais vão disputar a 3ª posição em jogo único. Em caso de empate no tempo normal, será considerado terceiro colocado o botonista com melhor campanha na fase anterior;
e) A terceira fase (final) terá caráter eliminatório e será disputada em jogo único. Em caso de empate no tempo normal, avança à final o botonista com melhor campanha no somatório das fases anteriores.
5) DA PONTUAÇÃO PARA A CLASSIFICAÇÃO
a) O primeiro colocado da etapa da Liga Pantaneira ganhará 14 pontos. O segundo colocado, 10 pontos. O terceiro, 8 pontos. O quarto, 6. O quinto, 5. O sexto, 4. O sétimo, 3. O oitavo, 2. Do nono em diante, todos receberão 10% dos gols pró marcados a título de pontuação.
b) Serão acrescidos à pontuação 10% dos gols pró marcados por cada botonista, ao término de cada etapa.
6) DA ARBITRAGEM
a) Sempre que algum atleta julgar necessário, e havendo a disponibilidade, poderá solicitar aos organizadores do evento a presença de um árbitro durante a partida. O pedido deverá, obrigatoriamente, ser feito antes do início da partida. A decisão do árbitro é soberana e deve ser acatada pelos atletas.
b) Todo atleta que estiver apto e disponível para arbitrar uma partida, mas se negar a fazê-lo, estará sujeito à advertência e às demais sanções previstas em regulamentos disciplinares.
7) DAS OCORRÊNCIAS
Caso haja alguma ocorrência de natureza grave durante a realização de uma partida, o árbitro designado para a partida deverá fazer um relato por escrito, após o término do jogo, e encaminhar o documento à FEFUMEMS, que irá apurar os fatos e tomar as devidas providências, convocando, se preciso for, as partes.
8) DO ABANDONO
Caracteriza abandono o fato de o botonista ter disputado ao menos uma partida do torneio e desistido dos demais confrontos, não importando o número de jogos restantes. Se o jogador abandonar o torneio, será automaticamente eliminado da competição, e seus resultados serão anulados.
9) DA PREMIAÇÃO
Serão premiados com medalhas o primeiro, segundo e terceiro colocados da etapa. O campeão da Liga Pantaneira terá direito a um troféu permanente.
10) DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Os casos omissos ou duvidosos deverão ser resolvidos, nos termos estatutários, pela diretoria da FEFUMEMS, entidade organizadora da Liga Pantaneira de Futebol de Mesa – modalidade dadinho.
Campo Grande, MS, 25 de fevereiro de 2016.
Diretoria da Federação de Futebol de Mesa de Mato Grosso do Sul (FEFUMEMS)
* Atualizado em 20 de abril de 2016
0 comentários:
Postar um comentário