Fefumems participa de inauguração de mesas oficiais em aldeia indígena de Dourados

Dia histórico para o futebol de mesa nacional! Pela primeira vez, uma aldeia indígena recebe mesas e botões oficiais para a prática do esporte. Na última quinta-feira (23/10), a Escola Municipal Indígena Tengatuí Marangatu, situada na reserva indígena Jaguapiru, em Dourados, recebeu equipamentos esportivos de futebol de mesa por meio do projeto “Educação Digna, Inclusiva e Feliz”. A escola atende atualmente 936 crianças e adolescentes, com idades entre 4 e 17 anos.

A iniciativa é do Promotor de Justiça João Linhares Júnior, titular da 4ª Promotoria de Justiça da comarca de Dourados.
O projeto investe em infraestrutura, equipamentos e atividades extracurriculares que se alinhem ao objetivo de oferecer uma educação digna, inclusiva e feliz.

O vice-presidente da Federação de Futebol de Mesa, Marcus Ohya, participou da inauguração e transmitiu ao promotor João Linhares Júnior os cumprimentos da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM), por meio de ofício enviado pelo presidente Jorge Farah.

“Trata-se da primeira vez em que este esporte, de modo oficial, chega a uma aldeia no Brasil. E foi um evento magnífico, harmônico, de muita união e com a energia do amor fraternal reinando. Nesses momentos, fico repleto de ânimo e de otimismo. E grato, muito grato a Deus e a pessoas generosas que ajudam e apoiam outras na busca do bem”, disse o promotor João Linhares Júnior.

A Federação de Futebol de Mesa de Mato Grosso do Sul tem sido parceira do Ministério Público Estadual na implantação de mesas oficiais em escolas e instituições de ensino de Dourados. Ao elogiar a parceria, o presidente da entidade, Hélder Rafael, colocou a federação à disposição da Escola Tengatuí Marangatu para desenvolver projetos voltados aos alunos.

“Acreditamos que o nosso esporte poderá contribuir significativamente para o progresso dos alunos, uma vez que o futebol de mesa desenvolve elementos e valores como: foco e concentração, coordenação motora fina, criatividade, pensamento estratégico e respeito ao próximo”, declarou Hélder Rafael.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de alunos do 7º e 8º anos do ensino fundamental, professores, atletas de futebol de mesa e imprensa. Os botonistas André Gonelli, Anderson Piassarollo, Renato Marracini e Roberto Martins representaram o Clube Indaiá. Um grupo de alunas apresentou uma dança tradicional indígena usada em comemorações.

“Queremos festejar o que está acontecendo aqui hoje. Vocês estão salvando o futuro dessas crianças e mostrando que existe algo além do mundo da aldeia. É a educação que vai transformar o futuro dessas crianças. Vocês trazerem isso para dentro da escola tem uma importância imensurável”, afirmou a diretora Joany Freitas Valério Costa.

Start a Conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *