Regulamento – Estadual de Clubes 2025

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DE MESA DE MATO GROSSO DO SUL – FEFUMEMS

CAMPEONATO ESTADUAL DE CLUBES – REGRA DADINHO

REGULAMENTO EDIÇÃO 2025

1. DA COMPETIÇÃO

1.1 O Campeonato Estadual de Clubes 2025 – regra Dadinho será organizado e dirigido pela FEFUMEMS, é composto de 01 (uma) etapa.

1.2 Podem participar do Campeonato Estadual de Clubes clubes filiados que estejam em dia com suas obrigações junto à federação; clubes não-filiados à FEFUMEMS e equipes informais.

1.3 As partidas serão disputadas em campo neutro, preferencialmente a Loja FEFUMEMS do Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande.

2. DA PARTICIPAÇÃO

2.1 As datas e locais de realização do campeonato, assim como os valores de inscrição, serão amplamente divulgados por meio dos canais oficiais da federação, a saber: página oficial (http://www.fefumems.org.br), redes sociais e imprensa.

2.2 A inscrição só será validada mediante pagamento da taxa de inscrição. Os valores devem ser consultados na tabela de taxas do ano vigente.

2.3 Caso o atleta se inscreva ao torneio e não compareça, não haverá qualquer punição de ordem técnica. Caso o atleta pague a inscrição antecipadamente e não compareça, a importância não será devolvida.

2.4 O tempo máximo de tolerância para atrasos é de 15 minutos, contados a partir do horário de início da competição informado no ato da inscrição. Neste caso, o atleta perde o direito de disputar seu jogo em atraso e este resultado será considerado como derrota por 1×0. 

2.5 O atleta que apresentar pendências administrativas e/ou financeiras junto à FEFUMEMS deverá saná-las para ter condições de participar dos torneios desta Federação.

3. DO MATERIAL E DO UNIFORME DE JOGO

3.1 Os atletas devem manter seus times em conformidade com a regra Dadinho, no que se refere às dimensões e à numeração. Súmulas e canetas para anotação de gols e artilharia serão fornecidas pela FEFUMEMS.

3.2 Os uniformes para todas as competições oficiais devem ser compostos pela camisa do clube ou equipe; calça, short, moletom ou bermuda padronizada; e calçados fechados.

4. DA CONSTITUIÇÃO DAS EQUIPES

4.1 – As equipes serão constituídas por, no mínimo, 3 (três) atletas, e no máximo 4 (quatro) atletas. 

4.1.1 É vedada a possibilidade de o clube iniciar o confronto com menos de 2 (dois) atletas. Caso isso aconteça, será considerado W.O. na partida (3×0).

4.1.2 Se, no transcorrer da partida, um equipe tenha de jogar com menos de 2 (dois) atletas, o confronto é interrompido e decretado o W.O para a equipe adversária.

5. DA FÓRMULA DE DISPUTA

  1. COM 4 (QUATRO) EQUIPES 

5.1 A fórmula de disputa será “todos contra todos”, em turno e returno. O campeão da etapa será aquele que somar mais pontos ao término das partidas.

5.2 Caso dois ou mais clubes terminem o campeonato empatados em número de pontos, os critérios de desempate devem ser aplicados na ordem que se segue: i) maior número de vitórias em partidas; ii) maior saldo de vitórias em partidas; iii) maior número de vitórias em jogos; iv) confronto direto;

  1. DE 5 (CINCO) A 8 (OITO) EQUIPES

5.3 A fórmula de disputa será “todos contra todos”, em turno único, e avançam à semifinal as quatro melhores equipes para fazerem confrontos em jogo único. Em caso de empate na fase eliminatória, a vantagem será da equipe de melhor retrospecto na primeira fase.

6. DA CONTAGEM DOS PONTOS

6.1 Entende-se por PARTIDA o confronto entre 2 (dois) clubes.

6.2 Entende-se por JOGO o confronto entre 2 (dois) atletas.

6.3 Em cada PARTIDA serão disputados 3 (três) JOGOS. Na tabela de classificação, o clube que vencer a partida por qualquer placar somará 3 (três) pontos. Em caso de empate, cada clube somará 1 (um) ponto. O desempenho dos atletas nos jogos representa o saldo de vitórias do clube na partida.

Exemplo: Clube A 2 x 1 Clube B – o Clube A terá 3 pontos na tabela e saldo positivo de 1 vitória; já o clube B terá 0 ponto e saldo negativo de 1 vitória.

7. DA ARBITRAGEM

7.1 Sempre que o capitão da equipe julgar necessário, e havendo a disponibilidade, poderá solicitar aos organizadores do evento a presença de um árbitro durante a partida. O pedido deverá, obrigatoriamente, ser feito antes do início da partida. A decisão do árbitro é soberana e deve ser acatada pelos atletas.

7.2 Todo atleta que estiver apto e disponível para arbitrar uma partida, mas se negar a fazê-lo, estará sujeito à advertência e às demais sanções previstas em regulamentos disciplinares.

8. DO ANDAMENTO DA PARTIDA

8.1 Os capitães das equipes serão os responsáveis pelo bom andamento da partida. 

8.2 O clube mandante tem o direito de escolher as mesas para os jogos e a equipe visitante tem o direito de dar a saída nos jogos da primeira rodada, alternando-se a saída nas demais rodadas.

8.3 O capitão da equipe visitante listará primeiro em súmula oficial seus 3 (três) atletas que iniciarão o confronto e mostrará ao capitão do clube mandante. A partir daí seus nomes serão lançados na súmula oficial, assumindo a partir de então, suas posições fixas (V1, V2, V3). O capitão da equipe mandante informará ao capitão da equipe visitante quais serão os seus 3 (três) atletas que iniciarão o confronto, assumindo a partir de então, suas posições fixas (M1, M2, M3).

9. DAS OCORRÊNCIAS

Caso haja alguma ocorrência de natureza grave durante a realização de uma partida, o árbitro designado para a partida deverá fazer um relato por escrito, após o término do jogo, e encaminhar o documento à FEFUMEMS, que irá apurar os fatos e tomar as devidas providências, convocando, se preciso for, as partes.

10. DA PREMIAÇÃO

10.1 Serão premiados com medalhas os integrantes dos clubes que terminarem nas três primeiras colocações do torneio.

10.2 Será gravado no Troféu Permanente a placa com o nome do clube campeão da temporada 2025.

10.3 A organização do torneio poderá oferecer premiação extra aos integrantes da equipe campeã.

11. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Os casos omissos ou duvidosos deverão ser encaminhados à diretoria técnica da regra Dadinho, que irá analisar a situação e emitir uma resolução.

Campo Grande/MS, 18 de janeiro de 2025.

Hélder Rafael Regina Nunes Dias

Presidente da Federação de Futebol de Mesa de Mato Grosso do Sul (FEFUMEMS)

Marcus Ohya

Diretor técnico da regra Dadinho