Mês: março 2025

Técnicos finalistas do Campeonato Sul-Mato-Grossense jogam futebol de mesa no Globo Esporte

Eles conhecem tudo sobre futebol, mas será que também dominam o futebol de mesa?

Os técnicos do Operário, Leocir Dall’astra, e do Ivinhema, Douglas Ricardo, mostraram suas habilidades no futebol de mesa ao vivo no Globo Esporte MS, exibido no último sábado (29/03).

A Fefumems agradece ao apresentador Átilla Eugênio e à TV Morena pela parceria e por apresentar o futebol de mesa na final do Campeonato Sul-Mato-Grossense de futebol 2025.

Associados do Clube Indaiá participam de oficina do futebol de mesa

O Clube Indaiá, de Dourados, recebeu na última sexta-feira (28/03) uma oficina do futebol de mesa. O evento foi realizado pela Federação de Futebol de Mesa de Mato Grosso do Sul (Fefumems). Na ocasião, os associados conheceram as regras oficiais e puderam interagir com atletas federados.

A atividade atraiu a curiosidade de crianças e adultos, sendo que muitos deles já conheciam o jogo como brincadeira mas não sabiam da existência de torneios oficiais.

O futebol de mesa tem se expandido em Dourados nos últimos anos, graças ao apoio de diversos parceiros, entre eles o Promotor de Justiça João Linhares, do Ministério Público Estadual, e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis.

Atualmente, a Federação estimula um grupo de atletas a se reunir semanalmente para praticar o futebol de mesa nas dependências da Biblioteca da Fadir (UFGD). O responsável pelas atividades é o vice-presidente da Federação, Marcus Ohya.

O Clube Indaiá vai continuar sediando oficinas do futebol de mesa às sextas-feiras durante o mês de abril. Interessados devem entrar em contato pelo telefone/WhatsApp (67) 99243-0636.

Willian Izaias vence a 3ª etapa da Liga Pantaneira 2025

O atleta Willian Izaias, do clube Sobotoms, conquistou o título da 3ª etapa da Liga Pantaneira de futebol de mesa – regra Dadinho. O torneio foi disputado no último sábado (22/03), no Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande.

Na final, Willian empatou com Roberto Giolo, também da Sobotoms, pelo placar de 1 a 1 (assista ao vídeo da final na íntegra). Com a melhor campanha ao longo da competição, Willian teve a vantagem de jogar pelo empate.

Hélder Rafael, da Sobotoms, ficou com o bronze e completou o pódio. A etapa teve 13 atletas inscritos de Campo Grande e Dourados, entre federados e não-federados.

Os competidores acumulam pontos para ranking da temporada 2025 do Dadinho. Após 8 etapas, os quatro atletas que tiverem as maiores pontuações disputam a Série Ouro para definir o campeão sul-mato-grossense.

A próxima etapa do Dadinho está marcada para 3 de maio no Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande.

Fefumems e Clube Indaiá promovem demonstração do futebol de mesa em Dourados

O tradicional futebol de mesa está mais vivo do que nunca! Uma modalidade que atravessa gerações, trazendo estratégia, habilidade e, claro, muita diversão.

Nesta sexta-feira (28/03), teremos jogos de futebol de mesa no quiosque da bocha do Clube Indaiá, a partir das 18h30.

Essa é uma realização da Fefumems em parceria com o Clube Indaiá e segue também no mês de abril, garantindo muita emoção e competitividade!

Não fique de fora! Se você já jogou ou quer aprender, essa é a oportunidade perfeita para conhecer e reviver essa paixão.

Informações: (67) 99243-0636 (Marcus)

Inscrições abertas para a Taça JK de futebol de mesa – 12 Toques no DF

Estão abertas as inscrições para a Taça JK de futebol de mesa – regra 12 Toques. A competição é promovida pela Federação Brasiliense de Futebol de Mesa (FBFM) e será disputada no dia 17 de maio em Águas Claras (DF).

O torneio deve reunir competidores do Distrito Federal, Goiás e outros estados convidados.

Inscrição até o dia 12 de maio. Valor: R$ 40 (Pix 61-99211-6186). Mais informações pelo telefone (61) 99211-6186 (Rodrigo Caruso).

Painel traz estatísticas de mais de 6 mil partidas de futebol de mesa em MS

Um painel inédito traz as estatísticas de atletas de futebol de mesa nas competições oficiais em Mato Grosso do Sul. O desempenho de vitórias, empates, derrotas e saldo de gols pode ser filtrado por ano, regra ou torneio. Além disso, gráficos ilustram a evolução dos atletas nos quesitos Aproveitamento e Gols Pró/Jogo.

A iniciativa é da Federação de Futebol de Mesa de Mato Grosso do Sul (Fefumems). Foram catalogadas mais de 6200 partidas oficiais disputadas entre 2011 e 2024, refletindo o desempenho de 67 atletas nas regras Dadinho e 12 Toques. Todas as informações podem ser consultadas no site oficial (https://fefumems.org.br/desempenho-por-atleta/).

O presidente da Fefumems, Hélder Rafael, destaca o ineditismo do trabalho de pesquisa, que recebeu uma apresentação moderna e acessível.

“Todos aqueles que disputaram alguma etapa oficial promovida pela Fefumems têm seus dados computados no painel. Queremos com isso preservar a memória do futebol de mesa e oferecer à comunidade informações confiáveis e relevantes sobre nosso desempenho esportivo. Futuramente podemos criar novos painéis, explorando ainda mais a riqueza de dados que reunimos ao longo dos anos”, disse o presidente.

A seção “Estatísticas” traz ainda mais informações, como:

Tabelas Históricas – todas as competições oficiais e amistosas promovidas pela Fefumems

Hall da Fama – galeria de campeões

Rankings Anteriores – entre 2012 e 2024, nas regras Dadinho e 12 Toques

Estatísticas de torneios amistosos*

Estatísticas de 12 Toques*

Estatísticas de Dadinho

* O autor dos trabalhos é o atleta e pesquisador Roberto Giolo de Almeida

Fefumems contribui com o Anuário do Futebol de Mesa Brasileiro

A Fefumems contribuiu com informações para a produção do Anuário do Futebol de Mesa Brasileiro – edição 2019. O material foi elaborado por José Ricardo Caldas e Almeida e reúne dados sobre competições promovidas por clubes, associações e federações em todo o país, em todas as regras oficiais.

Além dos torneios estaduais, o anuário resgata os resultados dos campeonatos regionais e brasileiros promovidos naquele ano.

O Anuário do Futebol de Mesa Brasileiro contém registros desde a década de 1960 até os dias atuais. O trabalho de pesquisa pode ser consultado no site da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa, na seção “Documentos Históricos”.

Inscrições abertas à 3ª etapa da Liga Pantaneira – Dadinho

Estão abertas as inscrições para a 3ª etapa da Liga Pantaneira de futebol de mesa – regra Dadinho.

Os jogos acontecem no Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande, no próximo sábado (22/03), a partir das 14h45.

A competição é aberta a jogadores federados e não-federados.

A Liga Pantaneira é o torneio mais tradicional de futebol de mesa no Estado e está em sua 14ª edição. O atual tricampeão é Willian Izaias, do clube Sobotoms.

Neste ano, serão ao todo oito etapas regulares e uma etapa extra que define os campeões das séries Ouro, Prata e Bronze.

Serviço
3ª etapa da Liga Pantaneira 2025
Quando: sábado (22/03), às 14h45
Onde: Shopping Bosque dos Ipês – 2º piso – em frente ao cinema
Taxa de inscrição: R$ 20,00
Inscrições pelo site (acesse aqui)
Informações: (67) 99217-7632 (WhatsApp)

Esportes da mente são alternativa aos jovens após lei que restringe celulares nas escolas

A lei federal que restringe o uso de celulares nas escolas tem feito com que instituições de ensino recorram aos esportes da mente como opção recreativa aos alunos.

Esportes da mente são aqueles que envolvem habilidades como concentração, disciplina, raciocínio lógico, paciência, coragem e inteligência emocional. Alguns exemplos são o futebol de mesa, o xadrez e cubo mágico.

Futebol de mesa

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – campus Campo Grande oferece, desde 2024, o futebol de mesa como alternativa de prática desportiva aos estudantes do ensino médio. Por meio de parceria firmada com a Federação de Futebol de Mesa de Mato Grosso do Sul (Fefumems), o instituto promove oficinas da modalidade e dispõe de mesas e botões oficiais.

O Colégio ABC também abriu suas portas para o futebol de mesa ao promover uma demonstração entre os alunos do ensino fundamental médio. A intenção é implantar a modalidade a partir do interesse e da demanda dos estudantes.

A simplicidade das regras do futebol de mesa o torna acessível para iniciantes, enquanto a complexidade das estratégias oferece profundidade para jogadores experientes. Além disso, o futebol de mesa possui alto valor educativo, ensinando sobre regras, fair play e aspectos históricos do futebol.

Benefícios para crianças e adolescentes
A prática do futebol de mesa pode trazer vários benefícios a crianças e adolescentes. A Clínica Explore, que trabalha o desenvolvimento infantil e atende pacientes com autismo e TDAH, buscou o futebol de mesa para estimular desenvolvimento da coordenação motora e do raciocínio entre os jovens. O fisioterapeuta Cláudio da Silva Júnior ministra oficina aos interessados.

“O principal objetivo é trabalhar o foco, a estratégia, a destreza e a socialização das crianças. O futebol de mesa traz vários benefícios, como desenvolvimento de habilidades estratégicas, a melhoria da coordenação motora e a promoção da interação social”, explica Cláudio.

Cubo mágico
A resolução do cubo mágico é um esporte que trabalha a agilidade e o esforço mental. O jogo exige rapidez de pensamento e raciocínio, e tem contribuído para que cada vez mais crianças e adolescentes saiam de frente das telas, como celulares e videogames. É o que explica o professor Oilson Soares, que trabalha com cubo mágico há dez anos e, há cerca de três anos, desenvolve um projeto com cubo mágico na rede municipal de Três Lagoas.

“O cubo mágico é um poderoso recurso pedagógico para os estudantes, pois desenvolve raciocínio lógico e contribui principalmente para o aprendizado da matemática. Os alunos ficam mais motivados em aprender, e percebemos também que diminui o uso de celulares por conta do cubo mágico. A interação com a família e os amigos também melhora”, diz Oilson.

Em Mato Grosso do Sul, existe uma associação dedicada a desenvolver esse esporte. Fundada por um grupo de entusiastas, a Associação Sul-Mato-Grossense de Cubo Mágico (ACMS) reúne-se regularmente no Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande, para promover oficinas e disputar campeonatos e desafios estaduais.

O professor Jonathan Fernandes, que faz parte da ACMS, conta sua experiência de 11 anos com o cubo mágico na Escola Estadual João Brembatti Calvoso, em Ponta Porã, junto a alunos do 6º ano do fundamental ao 3º ano do ensino médio.

“O clube funcionava na hora do almoço, e os alunos interessados vinham para estudar todas as fórmulas e métodos para desempenhar esse trabalho. Tanto o cubo mágico como o xadrez e outros jogos lúdicos auxiliam na aprendizagem dos alunos, e o cubo mágico tem uma grande influência na aprendizagem de raciocínio lógico voltado à matemática. Como sou professor de matemática, então eu fazia essa conexão entre o lúdico e a noção lógica da matemática”, relata Jonathan.

Atualmente, Jonathan faz parte do quadro de professores da rede municipal de ensino em Campo Grande e pretende iniciar o Clube de Cubo Mágico na capital sul-mato-grossense.

Contexto da Lei 15.100/2025
O uso excessivo de dispositivos eletrônicos por crianças e adolescentes, como celulares, tablets e smartwatches, tem sido amplamente associado a problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão e isolamento social. Além disso, seu uso no ambiente escolar expõe desafios à concentração e ao desempenho acadêmico.

Nesse contexto, a lei busca proteger os alunos contra os danos causados pela dependência tecnológica, ao mesmo tempo em que visa promover um ambiente mais focado no aprendizado.

Diversos estudos apontam que o uso excessivo de telas pode prejudicar o desempenho acadêmico, reduzir a interação social e aumentar índices de ansiedade e depressão entre crianças e adolescentes.

Uma pesquisa do Datafolha de outubro de 2024 apontou que:

  • 62% da população é a favor da proibição do celular nas escolas, chegando a 65% entre pais de crianças até 12 anos;
  • 76% acreditam que o uso de celulares prejudica mais do que ajuda no aprendizado.

(Com informações do Ministério da Educação)

Willian Izaias vence 2ª etapa do Torneio Aryzão 2025

O atleta Willian Izaias, da Sobotoms, conquistou o título da 2ª etapa do Torneio Aryzão 2025, da regra 12 Toques. A competição reuniu sete inscritos e foi disputada no sábado (08/03), no Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande.

Este é o segundo título oficial na regra 12 Toques de Willian Izaias, atual tricampeão sul-mato-grossense da regra Dadinho. O pódio foi completado por Leo Anache (Sobotoms) e Cláudio Júnior (Sobotoms).

Confira a tabela completa do Torneio Aryzão – Etapa 2

A próxima etapa do Torneio Aryzão está marcada para o dia 5 de abril no Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande.

Assista às partidas na íntegra do Torneio Aryzão 2025 no canal da Fefumems no YouTube: