Liga: Estadual de Clubes

Operário

Fundado em 21 de agosto de 1938 por operários da construção civil, o Galo nasceu para derrubar barreiras políticas e sociais de um país que vivia um período de mudanças dentro do chamado Estado Novo.

Liderado pelo pintor Plínio Bittencourt, o clube surgiu da união de forças de cidadãos comuns que buscavam dar vazão aos seus anseios em prol de uma sociedade onde o futebol pudesse ser acessado pelas classes populares, já que nesse período o mesmo era um esporte da elite brasileira.

O clube se profissionalizou na década de 1970, conquistando seus primeiros títulos em meados da referida década. No fim dos anos 70 e início dos anos 80, o Operário fez boas campanhas nos seguidos Campeonatos Brasileiros que disputou, sendo considerado pela imprensa e adversários da época a primeira e grande força nacional do futebol do interior do Brasil.

Círculo Militar

O Circulo Militar de Campo Grande – CMCG, fundado em 23 de novembro de 1934, na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, onde tem foro, com sede na Avenida Afonso Pena, nº 107, é uma associação civil sem fins lucrativos, com duração ilimitada e com personalidade jurídica de direito privado, regida pelas leis vigentes no país e pelo estatuto social, elaborado de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo comando do exército.

O Circulo Militar tem por finalidade proporcionar e estimular a convivência social entre os oficiais da ativa, da reserva remunerada e reformados das Forças Armadas e das Forças auxiliares e civis conceituados, contribuindo para o congraçamento entre todos e fortalecendo, desta maneira, o sentimento de fraternidade.

Tem também como objetivo permitir o estreitamento dos laços de camaradagem, o desenvolvimento do espírito social militar e a integração social entre militares e civis.

Comercial

O Esporte Clube Comercial foi fundado no dia 15 de março de 1943 pelo esportista Etheócles Ferreira. Teve como primeiro jogadores estudantes do Colégio Dom Bosco, permaneceu no amadorismo durante 29 anos, o registro profissional veio em 1972, onde disputou um torneio seletivo para ver quem representava o estado no Campeonato Brasileiro de 1973. Foi campeão, sendo então o primeiro time a disputar um Campeonato Brasileiro pelo estado do Mato Grosso.

A partir desta data, especialmente na década de 80, conquistou nove títulos de campeão do estado de MS. O clube já foi campeão em dois estados diferentes: no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, que tornaram-se dois estados em 1979. O clube foi o primeiro time a representar o Mato Grosso no Campeonato Brasileiro da primeira divisão e o último a representar pelo Mato Grosso do Sul.

Em 1981, foi realizada a segunda edição da Taça de Prata ou Campeonato Brasileiro Série B, que foi disputado por 48 equipes. O Comercial ficou em 4º lugar, também ficou em 3º na última edição da Copa Centro-Oeste e em 1994 ficou em 7º lugar na Copa do Brasil.

Em 2015, o Colorado sagrou-se campeão estadual, conquistando o seu 9º Título Sul-Mato-Grossense.

Sobotoms

Fundação: inicialmente como Associação de Botonistas de Campo Grande (ABOCAMP), em 26/02/2011, e como Associação de Botonistas do Mato Grosso do Sul (SOBOTOMS), em 26/05/2011; equipe de futebol de mesa vinculada à Associação dos Empregados da Embrapa/Gado de Corte (AEE/GC).

Local: Embrapa Gado de Corte, Campo Grande, MS.

Membros: associados da AEE/GC, a SOBOTOMS contou, em toda a sua história, com 41 botonistas filiados, dentre eles, a única mulher, Marlene, a disputar torneio oficial no MS.

Torneios Organizados: a SOBOTOMS realiza torneios internos (oficiais e amistosos) e abertos (amistosos), desde o início de sua fundação, sendo que os torneios internos mais tradicionais são: (1) Taça Marandu, evento mais importante da entidade, primeiro torneio de clube que se tem notícia no MS, iniciado em 2011, com edições seguintes em 2012, 2014, 2016, 2017, 2018 e 2019; (2) Copa SIPAT, realizada em 2011, 2012, 2013 e 2014; e (3) Taça Piatã, realizada em 2012. Além destes, foram realizados outros cinco torneios internos exclusivos. Também, foram realizados seis torneios abertos amistosos, contando com a participação de botonistas externos.

Histórico e Títulos: a SOBOTOMS promoveu a primeira oficina da regra/modalidade dadinho 9×3 no MS, com a participação de representantes da Confederação Brasileira de Futmesa (CBFM), em outubro de 2011. Neste mesmo ano, em dezembro, participou da organização do 1º Campeonato Estadual Individual de Futebol de Mesa do MS (modalidade dadinho), além da presença de 12 de seus filiados dentre os 21 participantes do evento. Também, foi uma das seis entidades fundadoras da Federação de Futebol de Mesa do Mato Grosso do Sul (FEFUMEMS), em abril de 2012.

Desde a fundação da FEFUMEMS, a SOBOTOMS participa ativamente em diversas funções de gestão, comissões e diretorias técnicas, além dos eventos e torneios desta Federação, por meio de seus botonistas, federados ou não. No 1º Campeonato Estadual de Clubes de Futebol de Mesa do MS (modalidade dadinho), em 2013, a SOBOTOMS participou com duas equipes, sendo que, com a conquista da equipe A, tornou-se o primeiro clube campeão de futmesa do MS. Em 2018 e 2019, a SOBOTOMS voltou a conquistar o título por equipes, figurando atualmente como tricampeã estadual.

Em torneios individuais da modalidade dadinho, até o ano de 2022, a SOBOTOMS contou com botonistas nas nove edições da Liga Pantaneira, com cinco títulos gerais além de uma liderança do ranking, sendo que em 80 etapas disputadas venceu 35; em seis edições da Copa MS, venceu cinco; em seis torneios avulsos oficias, venceu três; em dez campeonatos estaduais da série ouro, venceu cinco; e em quatro campeonatos estaduais da série prata, venceu um.

Em torneios individuais da modalidade bola 12 toques, até o ano de 2022, foram oito temporadas com oito títulos estaduais, sendo que em 52 etapas disputadas venceu 29. No circuito nacional da modalidade dadinho, contou com botonistas em campeonatos brasileiros em todos os torneios desde 2012, exceto nos anos de 2020 e 2021 que não ocorreram por causa da pandemia de Covid-19, trazendo as melhores classificações para o MS até 2018, com destaque para o 10º lugar na série ouro de 2012 e o vice-campeonato da série C em 2018 e 2019, conquistados pelo botonista Roberto Giolo, e pelo 7º lugar na série prata de 2013, conquistado pelo botonista Rodrigo Alva. Estes dois botonistas também foram os melhores classificados do MS em torneio regional, a 1ª Copa Centro-Sul Individual (modalidade dadinho), com o 2º lugar na série ouro e o título na série prata, respectivamente.